quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Correio electrónico

Vantagens do correio eletrônico:
Rápido e barato
Meio ideal para contato com pessoas as quais são difíceis de se conseguir falar ao telefone (por ex.: a maioria dos médicos!);
Sendo escrito, você pode compor e revisar a mensagem antes de enviá-la;
Ideal para comunicações internacionais (despesa, problemas em encontrar os colegas, diferenças de fuso horário);
Conveniência e privacidade: Eu comumente leio e respondo a correspondência eletrônica à noite, depois que as crianças foram para cama;
Você pode conferir seu correio eletrônico de qualquer computador no mundo; por exemplo, enquanto está viajando, de um quarto de hotel, do carro, etc.;
Você pode facilmente incluir tudo ou parte das mensagens recebidas, ou a mensagem que você está respondendo, inclusive responder ponto por ponto às perguntas, etc.;
Desvantagens:
Possibilidade de enviar a mesma mensagem a um grupo pré-definido de pessoas;
Possibilidade de incluir arquivos, documentos, imagens, dados;
As mensagens são facilmente arquivadas e armazenadas em um banco de dados; permite busca através do remetente, data, assunto, e podem ser guardadas em caixas postais individuais;
Possibilidade de transferência de outras aplicações diretamente no documento a ser enviado (por exemplo, um artigo de revisão encontrado em um "site" da Web); Desvantagens do correio eletrônico
Nem sempre você fica sabendo quando ou se sua mensagem foi lida (alguns programas notificam o remetente quando a correspondência foi aberta);
Assuntos confidenciais
Interceptação: pela empresa, hospital, administração universitária, ou por bisbilhoteiros da Web (as mensagens podem ser criptografadas);
Difícil de apagar: as mensagens eletrônicas ficam armazenadas em uma variedade de lugares nos discos dos computadores. É difícil de apagar completamente e destruí-las;
Disfarce: alguém pode se fazer passar por você; enviando uma mensagem em seu nome. Não há assinatura autenticada;
Função repassar: um receptor pode repassar a mensagem de um remetente para um grande número de pessoas; por ex.:, você critica seu chefe, e seu colega remete sua crítica para todos os empregados da empresa;
Você pode ficar atolado facilmente (mas você pode filtrar e classificar as mensagens);
Um risco para pessoas emocionais de "pavio curto"; você se aborrece, dispara uma mensagem, o receptor a repassa para 10 outras pessoas, inclusive à pessoa alvo de sua raiva, e você sofre as conseqüências meses a fio.

Sem comentários:

Enviar um comentário